sexta-feira, 13 de agosto de 2010

CHAT participa da Mostra "Sexualidades em Performance" do IV Seminário Internacional de Crítica Teatral

Nossa apresentação acontece no próximo dia 21.08, como último espetáculo da Mostra, às 20h, no Teatro Joaquim Cardozo.

Maiores informações em http://www.seminariocriticateatral.blogspot.com/

Compareçam!





Veja Matéria Completa da Folha de PE:

Caderno Programa
11.08.10

O papel da crítica

Seminário Internacional de Crítica Teatral promove debates sobre teatro contemporâneo

HUGO VIANA

A crítica cultural carrega em geral uma proposta reflexiva, de observar um produto artístico e sugerir leituras variadas, não apenas sobre a qualidade da obra, mas também onde ela se encaixa no panorama cultural de sua época. A preocupação da quarta edição do Seminário Internacional de Crítica Teatral, evento que começa neste sábado e vai até o dia 22 deste mês, no auditório do bloco J da Unicap, é debater essa identidade em transição da crítica, discutindo questões que fazem parte da produção teatral dos últimos dez anos e revisando o que esta primeira década do século 21 trouxe. As palestras (às 19h) que fazem parte da programação são gratuitas, a depender da lotação do espaço (as inscrições são feitas via e-mail: seminariodecritica@gmail.com ).

“Há muito tempo que se discute a ausência da crítica teatral nos grandes jornais”, explica Rodrigo Dourado, curador do evento. “O Recife teve atuação crítica forte nos anos 1950 e 60, com gente como Valdermar de Oliveira e Hermilo Borba Filho. Houve associação de críticos, cronistas teatrais, que congregavam uma série de intelectuais. Isso desapareceu mais ou menos nos anos 1990, quando a crítica teatral passou a ser uma atividade esporádica - a indústria cultural privilegia o cinema, a música, a moda, que passaram a ter mais importância do que teatro”, reflete o curador.

É nesse contexto que surgiu a ideia para o primeiro seminário, idealizado por Rodrigo e Wellington Júnior quando os dois ainda eram estudantes respectivamente de jornalismo e artes cênicas, na UFPE, e colavam suas críticas pelos corredores da universidade. Enquanto a primeira edição do seminário, em 2005, evidenciou o processo de historiografia da crítica teatral, convocando os decanos da área (como a carioca Bárbara Heliodora e o paulista Sábato Magaldi), a segunda e a terceira iniciaram um lento processo de reflexão para compreender a crítica teatral na formatação do pensamento analítico atual, algo que continua nesta quarta edição.

O seminário agrupa profissionais de diversas nacionalidades, o que certamente amplia o olhar lançado sobre as questões do teatro feito nesta década. Entre os palestrantes, estão a cubana Vivian Martinez Tabares (dia 14), o inglês Ian Herbert (dia 16), presidente honorário da Associação Internacional de Críticos de Teatro (IACT) e a japonesa Miyuki Takahashi (dia 19). “Embora o Recife se sinta um pouco excluído desse mercado teatral dos grandes centros, em geral em todos os lugares o teatro vive a mesma crise: de popularidade, de influência, de dinheiro. Especialmente o teatro experimental”, alerta Rodrigo. “O teatro que cada vez mais se parece com o cinema e a TV sempre tem dinheiro, mas o que quer continuar sendo teatro encontra dificuldades. Então acho que esse panorama que esta quarta edição promove, convidando profissionais de diferentes países, é bom para situar o Recife na produção do mundo. E eu adiantaria que a gente vai perceber que há mais semelhanças do que diferenças radicais”, reflete o curador.

MOSTRA

Além dessa proposta de pensar sobre a crítica teatral contemporânea, o Seminário também possui a Mostra de Espetáculos Locais, segmento que encena quatro peças pernambucanas, alinhadas a partir do eixo temático “Sexualidades em performance”. A programação será “Paloma para matar”, amanhã, no Teatro Alfredo de Oliveira, “Fio Invisível da Minha Cabeça”, no dia 18, no Teatro Capiba, “Chat”, no dia 21, no Teatro Joaquim Cardozo e “Senhora do afogados”, no dia 21, no Espaço Cênicas. “As três primeiras fazem um tipo de retrospectiva da produção teatral pernambucana nos últimos dez anos”, explica Luciano Rogério, um dos produtores do evento. “Já ‘Senhora dos afogados’ apresenta uma perspectiva, o que acreditamos que irá fundamentar a linguagem dos próximos dez anos”, ressalta Luciano.

Rodrigo, que atuou na seleção da mostra, e participa como diretor de “Chat”, explica o conceito que conecta as narrativas: “Essas quatro peças representam um recorte bem ousado: a cena e a sexualidade no teatro do recife. Tratamos das representações sexuais; ‘Paloma’ tem uma veia cômica e homossexual, ‘Fio invisível ‘, foi feita a partir de um texto de Caio Fernando Abreu e debate o homem, o sexo e a cidade, ‘Chat’, fala também a respeito da sexualidade e da virtualidade, e ‘Senhora’, texto de Nelson Rodrigues, que mais do que ninguém debate sexo. Optamos por esse tema das representações sexuais porque foi o que nos chamou a atenção nesta última década, como a cena do Recife articula identidades sexuais. É algo que diz muito sobre nosso teatro”.

Veja PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Nesta edição de 2010, o Seminário Internacional de Crítica Teatral propõe um mergulho nos processos, métodos e estratégias da teatralidade contemporânea. O tema Encontro dos Continentes obtém a adesão dos principais pensadores do teatro contemporâneo mundial: Ian Herbert, da Inglaterra presidente honorário da Associação Internacional de Críticos de Teatro (IACT); Miyuki Takahashi, do Japão -crítica de teatro no Japão; Vivian Martinez Tabares, de Cuba teatróloga e editora da Revista Conjunto da Casa das Américas de Cuba. Além desses pensadores, dois interlocutores locais dividem o espaço de debate: Rodrigo Dourado - mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco; e Wellington Júnior - licenciando em Artes Cênicas, também pela Universidade Federal de Pernambuco.


No decorrer da programação do Seminário será realizada a Mostra Sexualidade(s) e Performance, com apresentações de quatro espetáculos locais que serão assistidos pelos críticos Kil Abreu (SP), Paulo Bio Toledo (SP), Duda Martins (PE) e Paulo Michelotto (PE).

Cada vez mais o Seminário Internacional de Crítica Teatral, único nessa categoria no Brasil, consolida-se como um espaço importante de reflexão sobre o fazer teatral contemporâneo. E põe o Recife como um dos mais importantes polos do pensamento cênico, colocando-o no centro da discussão mundial.

O Seminário Internacional de Crítica Teatral, edição 2010, justifica-se pela necessidade de cimentar as relações privilegiadas que têm sido construídas ao longo das suas realizações. O compromisso da Renascer Produções Culturais é o de contribuir para que profissionais e estudantes de teatro, bem como profissionais e estudantes de jornalismo (profissionais da informação) possam ter acesso a instrumentos e técnicas pertinentes a uma área tão específica como a crítica teatral. Além do quê, é necessário imprimir às realizações do Seminário outras perspectivas e visões enriquecedoras.

Programação Geral


14 de agosto às 19h

Abertura do Evento

19h30min

Palestra Vivian Tabares (Cuba)

Tema: O Teatro Latinoamericano na primeira década do século XXI

15 de agosto às 20h30min

Mostra Sexualidade(s) e Performance

Espetáculo Paloma Para Matar

Hórus Visão Cênica

Teatro Alfredo de Oliveira

Preço: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia entrada)

16 de agosto às 19h

Palestra Ian Herbert (Inglaterra)

Tema:Teatro Europeu de 2000 a 2010

17 de agosto às 19h

Palestra Rodrigo Dourado (Pernambuco)

Tema: Bonecas falando para o mundo: transformismo e performanceda (des)identidade pernambucana

18 de agosto às 20h

Mostra Sexualidade(s) e Performance

Espetáculo Fio Invisível da Minha Cabeça

Cia do Ator Nu

Teatro Capiba / Sesc de Casa Amarela

R$ 10,00 (preço único)

19 de agosto às 19h

Palestra Miyuki Takahashi (Japão)

Tema: Teatro Oriental na primeira década do século XXI

20 de agosto às 20h

Mostra Sexualidade(s) e Performance

Demonstração de Trabalho Senhora dos Afogados

Cênicas Companhia de Repertório

21 de agosto às 20h

Mostra Sexualidade(s) e Performance

Espetáculo Chat

Grupo Teatro de Fronteira

R$ 10,00 (preço único)

22 de agosto às 19h

Palestra Wellington Júnior (Pernambuco)

Tema: Por um teatro das encruzilhadas - de A Máquina até Encruzilhada Hamlet


Local das palestras:

Auditório do Bloco J da Unicap

Rua Nunes Machado, 81, Boa Vista

Informações: 81 4141-4726 / 8616-8950

Inscrições Gratuitas pelo e-mail: seminariodecritica@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário